segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Fé versus circunstância

Por Celso Lopes


A Bíblia relata vários casos em que a fé suplantou a circunstância. Neste breve artigo quero compartilhar apenas três situações:

1º) Caso da viúva endividada (2 Reis 4.1-7). Essa mulher tinha acabado de perder o marido e a única “herança” que recebeu dele foi uma dívida e para pagá-la precisaria vender seus filhos como escravos. Foi nessa circunstância que o profeta Eliseu a encontrou, e debaixo da orientação do Espírito ofereceu a solução para aquele problema. A mulher então pela fé, segue as orientações do profeta, crê na sua palavra e a obedece. O resultado foi que Deus lhe deu uma micro-empresa (fábrica de azeite) que foi suficiente para sustentá-la, juntamente com seus filhos para o resto da sua vida.
2º) Caso da fome que veio sobre Samaria (2 Reis 6.24-33; 7.1-20). Nessa ocasião, o rei da Síria, com todo o seu exército sitiou a cidade de Samaria trazendo grande fome naquela região a ponto de duzentos gramas de esterco custar cinco barras de prata (2 Reis 6.25b, NTLH). Pois bem, a circunstância era de extrema necessidade, a carestia provocava a fome. Entretanto, novamente um homem de fé profetiza assim: "Amanhã a esta hora, você poderá comprar em Samaria três quilos e meio do melhor trigo ou sete quilos de cevada por uma barra de prata." (2 Reis 7.1b. NTLH). Mais uma vez podemos notar a fé suplantando a circunstância. A ousadia do profeta foi impressionante, pois como poderia uma situação como aquela mudar de um dia para o outro? Pois bem, conforme relatado em 2 Reis 7.18, se cumpriu de forma exata e o povo teve o que comer no outro dia.
3º) Caso do cego Bartimeu (Marcos 10.46-52). Bartimeu, visando obter a cura dos seus olhos, ao ouvir que Jesus passaria pelo caminho onde estava ficou na expectativa e certamente planejando como atrairia a atenção do Senhor. Ao perceber que Jesus estava passando pelo caminho pôs-se a clamar:”Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Marcos 10.47). Vale lembrar que uma grande multidão seguia a Jesus e muitos repreenderam Bartimeu; porém sua fé foi além, ao ponto de Jesus chamá-lo. O resultado todos sabemos: a fé de Bartimeu o salvou e imediatamente tornou a ver (Marcos 10.52).
Portanto, a fé vai além das circunstâncias, pois através dela podemos contemplar o poder e as promessas de Deus.
“De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11.6).