quinta-feira, 18 de julho de 2013
Como Deus atua quando jejuamos 1/4
A Bíblia relata que Ester perdeu seus pais, e que Mordecai, judeu benjamita, a tomou como filha. Ester era jovem e bela, de grande formosura, por isso achou graça aos olhos do rei Assuero.
“O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; o rei pôs-lhe na cabeça a coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti” (Ester 2. 17).
Vasti foi banida da sua posição de rainha por desobediência à palavra do rei; recusou-se a assistir ao banquete promovido pelo rei. A pedido de Mordecai, Ester não revelou a sua linhagem e nem o seu povo. As providências de Deus acontecem quando Ele pode contar com homens e mulheres que O obedecem.
Mordecai, um dia, assentado à porta do rei ficou sabendo que dois eunucos estavam tramando o assassinato do rei Assuero e contou ao rei. Após investigação, os dois eunucos foram pendurados numa forca e isso foi escrito no livro das Crônicas. Podemos observar a lealdade de Mordecai ao rei, porém, apesar disso, Mordecai não foi recompensado, mas sim Hamã que foi promovido tendo seu posto colocado acima de todos os príncipes.
A partir desse momento todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinavam e se prostravam perante Hamã, porque assim tinha ordenado o rei (logicamente que o rei Assuero era pagão e desconhecia as Leis de Deus).
“Mordecai, porém, não se inclinava nem se prostrava” (Ester 3. 2b). “Vendo, pois, Hamã que Mordecai não se inclinava, nem se prostrava diante dele, encheu-se de furor. Porém teve como pouco, nos seus propósitos, atentar apenas contra Mordecai; por isso, procurou Hamã destruir todos os judeus, povo de Mordecai, que havia em todo o reino de Assuero” (Ester 3. 5-6).
Hamã não perdeu a oportunidade e levou o caso para o rei, e este decretou a morte dos judeus, pois os judeus tinham leis diferentes dos outros povos.
Quando essa terrível notícia se tornou pública, Mordecai, Ester e todo o povo judeu passaram a clamar, pois criam que somente Deus poderia salvar os judeus.
É assim que Deus faz! Quando estamos totalmente impotentes perante os homens, Ele vem e muda totalmente o situação. Pelo esboço abaixo, podemos observar que Deus atua poderosamente quando o seu povo O busca através da oração e do jejum.
Como Deus atuou?
1. Deus interfere no sono do rei. No capítulo seis (Ester 6.1), Deus interferiu no sono do rei, levando-o a ler o livro das Crônicas onde estava registrado que Mordecai tinha denunciado os eunucos que queriam assassinar o rei. Ao saber disso, o rei promove Mordecai e Hamã é envergonhado;
2. Deus moveu o coração do rei. Deus opera no coração do rei o qual permite a presença de Ester (Ester 5. 2). Vale ressaltar que Ester, para entrar na presença do rei, jejuou e orou durante três dias e três noites, não só ela, mas todo o povo judeu (Ester 4. 16);
3. Deus dá sabedoria a Ester. Ester usando de sabedoria convidou o rei e Hamã para um banquete. Nesse banquete Hamã foi denunciado perante o rei (Ester 7. 6);
4. Hamã e condenado. Hamã é enforcado na forca que tinha preparado para Mordecai (Ester 7. 10);
5. O povo judeu se alegrou pela vitória. No capítulo 8. 16-17, o povo judeu comemora a vitória que Deus lhes deu. Foi um dia de banquetes e festas;
6. Deus exaltou Mordecai(Ester 10. 1-3);
7. Outros povos ser converteram ao judaísmo. “Muitos dos povos da terra, se fizeram judeus, porque o temor dos judeus tinha caído sobre eles” (Ester 8. 17).
Conclusão: quando buscamos a Deus através de uma vida totalmente submissa ao Espírito Santo, Ele responde e concede o livramento necessário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário