sábado, 17 de agosto de 2013

Princípio do grão de trigo: morrer para produzir fruto

"Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto."(João 12.24) APLICAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS: a) No relacionamento de Cristo para com a igreja. Quem deve morrer? Aquele cujo entendimento espiritual é maior. No caso, Cristo. Qual foi o objetivo da sua morte? Gerar muito fruto. Todos com a mesma constituição genética dEle, da mesma espécie, do mesmo padrão de vida cristã e relacionamento com Deus. b) No relacionamento entre o marido e a esposa. Quem deve morrer (abrir mão dos seus direitos / negar-se / entregar-se)? O marido ou a esposa? Aquele cujo entendimento espiritual é maior. Vamos supor que seja o marido. Usando o princípio do grão trigo, como ele deve pensar o casamento? 1. Casei para fazer minha esposa feliz e não o contrário. Portanto, concentrarei todas as minhas energias para essa finalidade. Assumo a responsabilidade de 'morrer', afinal eu sou o grão de trigo e sei que pelo princípio da Palavra, minha 'morte' vai produzir muito fruto. O resultado, com certeza, será vida na minha esposa. 2. O casamento torna-se minha missão. É pessoal, individual, por isso intransferível. O papel de marido deve ser exercido por mim e jamais devo transferir essa missão para outro, pois esse papel é meu: foi precisamente com esse propósito que me casei: para exercer o papel de marido. c) No relacionamento entre pais e filhos. Quem deve morrer (abrir mão dos seus direitos / negar-se / entregar-se)? Aquele cujo entendimento espiritual é maior. Nesse caso: os pais. Usando o princípio do grão trigo, como os pais devem pensar a educação dos filhos? Os pais jamais devem transferir essa missão para os avós, para a escola ou para a igreja, pois esse papel é do casal: foi precisamente com esse propósito que geramos filhos. Conclusão: Assim como Jesus teve o devido entendimento espiritual que sua morte produziria frutos da mesma espécie que Ele, nós também devemos, com o devido entendimento espiritual, cumprir a missão e exercer nosso papel no lar, estando certos de que se o grão de trigo morrer germinará e produzirá muitos frutos semelhantes a nós.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Não sejamos como meninos

Paulo, na sua epístola aos Efésios nos revela que a vontade de Deus para a Sua Igreja é a maturidade cristã. Nessa epístola ele usa termos como os que seguem: “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro” (Efésios 4.14). As principais características de um menino são: inconstância, falta de foco, indefinição, dúvida, facilmente influenciável etc. Pessoas com essas características são facilmente levadas por falsos ensinos, os quais fazem parte de falsos mestres cujo objetivo, segundo Paulo é induzir ao erro. O propósito de Deus sempre foi o crescimento e o desenvolvimento espiritual da Igreja; entretanto, para isso, a doutrina dos apóstolos aprendida e assimilada pelos primeiros discípulos de Jesus deve ser preservada intacta. Tendo em vista a originalidade das sãs doutrinas, Ele mesmo concedeu à Igreja os dons (ministeriais) relacionados por Paulo em Efésios 4.11: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, [...]”. Nos versículos seguintes (Efésios 4.13-16), Paulo revela o que Deus tem em mente ao estabelecer os ministérios ou ofícios relacionados acima: 1) Aperfeiçoamento dos santos. A palavra aperfeiçoar tem o sentido de aproximar da perfeição. Para isso Cristo precisa ser revelado à Igreja; 2) Para o desempenho do seu serviço. O aperfeiçoamento dos santos tem a função de conduzir os membros da Igreja ao crescimento e fortalecimento na fé; 3) Para a edificação do corpo de Cristo. Uma Igreja madura espiritualmente opera nos dons espirituais, promovendo a edificação: “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, [...]". (Efésios 4.13). Portanto, segundo os ensinos de Paulo, Deus para preservar Sua Igreja nas sãs doutrinas, usará os dons ministeriais citados em Efésios 4.11. Daí a necessidade de entendermos que Deus tem nos dado pastores com visão ministerial, os quais com sinceridade e empenho tem buscado nos aperfeiçoar.

domingo, 11 de agosto de 2013

Te amo, pai..., meu exemplo!

Pai... Uma palavra tão forte e cheia de significados. Hoje é um dia especial! Dia de quem um dia me amou ao me ver nascendo; mesmo sem jeito me pegou no colo e me trouxe ao mundo com muito amor e carinho. Dia de quem um dia limpou as minhas fraldas sujas, mesmo não sendo com a mesma delicadeza da mamãe. Mas o que seria de uma mãe sem um pai? O que seria de uma filha sem o pai? Para mim: Nada! Pai, hoje eu quero lhe agradecer pelo exemplo que o senhor é para mim. O senhor é muito importante na minha vida, pois é aquele que ora comigo antes de dormir e dessas orações me mostra o quão importante é seguir os caminhos do Senhor. Nunca me esqueço de quando eu era pequenininha e o senhor me ensinou os primeiros versículos,...aqueles que eu nunca vou esquecer e com certeza vou ensinar para os meus filhos. E quando o senhor me contou a historinha do cachorrinho yellow antes de dormir? Foi tão legal...rs. Eu vejo e reconheço que o senhor sempre quer o meu bem, por isso os conselhos e as repreensões. Mesmo que reclamando as vezes quero te agradecer por cada uma das repreensões. Através disso vejo o quanto me ama e o quanto se preocupa comigo. Obrigada pai, por estar sempre ao meu lado me ajudando em tudo o que eu preciso. O seu papel de pai na minha vida está sendo essencial, e nada melhor do que ter um pai como o senhor: inteligente, que ama a Deus acima de tudo (e demostra isso), que ensina a mim e a meus irmãos o verdadeiro e único Caminho, que é Cristo. E acima de tudo, escolheu a minha mãe para ser sua esposa e através desse selo trouxe vida a mim, ao Lucas e à Letícia. Obrigada pai por sempre procurar ser o melhor sacerdote real da nossa casa. Eu te amo muito! Meu exemplo, meu pai! Obrigada por tudo. Feliz dia do melhor pai.De sua eterna princesinha. Te Amo!