quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Não sejamos como meninos
Paulo, na sua epístola aos Efésios nos revela que a vontade de Deus para a Sua Igreja é a maturidade cristã. Nessa epístola ele usa termos como os que seguem: “para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro” (Efésios 4.14).
As principais características de um menino são: inconstância, falta de foco, indefinição, dúvida, facilmente influenciável etc. Pessoas com essas características são facilmente levadas por falsos ensinos, os quais fazem parte de falsos mestres cujo objetivo, segundo Paulo é induzir ao erro.
O propósito de Deus sempre foi o crescimento e o desenvolvimento espiritual da Igreja; entretanto, para isso, a doutrina dos apóstolos aprendida e assimilada pelos primeiros discípulos de Jesus deve ser preservada intacta.
Tendo em vista a originalidade das sãs doutrinas, Ele mesmo concedeu à Igreja os dons (ministeriais) relacionados por Paulo em Efésios 4.11: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, [...]”.
Nos versículos seguintes (Efésios 4.13-16), Paulo revela o que Deus tem em mente ao estabelecer os ministérios ou ofícios relacionados acima:
1) Aperfeiçoamento dos santos. A palavra aperfeiçoar tem o sentido de aproximar da perfeição. Para isso Cristo precisa ser revelado à Igreja;
2) Para o desempenho do seu serviço. O aperfeiçoamento dos santos tem a função de conduzir os membros da Igreja ao crescimento e fortalecimento na fé;
3) Para a edificação do corpo de Cristo. Uma Igreja madura espiritualmente opera nos dons espirituais, promovendo a edificação: “até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, [...]". (Efésios 4.13).
Portanto, segundo os ensinos de Paulo, Deus para preservar Sua Igreja nas sãs doutrinas, usará os dons ministeriais citados em Efésios 4.11. Daí a necessidade de entendermos que Deus tem nos dado pastores com visão ministerial, os quais com sinceridade e empenho tem buscado nos aperfeiçoar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário