quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Excelência

"Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe"(Provérbios 22.29 ).
A palavra excelente significa: muito bom, magnífico, excelso, exímio, bem acabado, perfeito. Já excelência é a qualidade do que é excelente, superioridade de qualidade, especialidade, primazia e também significa o tratamento dado às pessoas de alta categoria social e em geral às senhoras.
A Bíblia exalta a excelência de Deus: "Na grandeza da tua excelência, derribas os que se levantam contra ti; envias o teu furor, que os consome como restolho" (Êxodo 15.7).
Entretanto, o conceito de excelência que queremos passar neste capítulo refere-se à pessoa que executa seu trabalho, obra ou tarefa com excelência, isto é, algo bem executado, com bom acabamento, realmente perfeito ou próximo da perfeição.
A excelência está nas pequenas, médias e grandes coisas. Posso, por exemplo, tratar as pessoas com excelência, com qualidade, com bom tratamento. Posso pintar um quadro buscando a perfeição, ele será excelente. Posso limpar a casa com excelência, da mesma forma ao passar a roupa, cuidar da higiene do corpo, etc. Em tudo o que fazemos podemos adicionar o ingrediente da excelência, como podemos também fazer de qualquer maneira, relaxadamente, porém Deus não aceita uma obra mal feita, veja: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! (...)"! (Jeremias 48:10).
Vale ressaltar que a excelência tem um preço: é preciso preparo, estudo, habilidade, competência para ser excelente. É exatamente nesse ponto que tendemos a descartar a excelência. Muitas vezes Deus nos proporciona grandes oportunidades, porém não nos preparamos, não nos qualificamos e as oportunidades passam. Notamos claramente na Bíblia que Jesus buscou ser e foi excelente em realizar a obra que Deus lhe confiou. O fato de permanecer puro e obediênte até a morte O qualifica como excelente. Ele buscou excelência também na preparação dos seus discípulos, fazendo-os pessoas excelentes, com caráter refinado e extremamente inteligentes. A convivência com o Mestre os qualificou para cumprir o “ide”, para pregar com intrepidez e também para relatar de forma escrita as cartas e os evangelhos.
E nós, temos buscado a excelência? Voltando para o versículo inicial: "Vês a um homem perito na sua obra? Perante reis será posto; não entre a plebe". Nesse versículo, a palavra perito refere-se a alguém que é rápido nos seus negócios. Essa rapidez é adquirida através de habilidades bem aprendidas e não através de atalhos de forma desonesta.
Portanto, segundo esse provérbio, alguém que é perito, rápido e excelente no seu negócio, trabalho, etc..., terá um lugar de destaque (perante reis). É alguém que irá, naturalmente crescer, ser promovido, ser reconhecido inclusive financeiramente pela sua capacidade e versatilidade. Refere-se ainda a uma pessoa determinada pela sua visão, alguém que se adapta, com facilidade e com honestidade às várias circunstâncias exigidas pelo mercado.
O mesmo raciocínio vale para os empresários. As empresas que prosperam são aquelas que observam o princípio da excelência, buscando a qualidade total em todos os seus setores. Geralmente valorizam o cliente e buscam a satisfação do mesmo.
Observe abaixo algumas dicas dadas por Luiz Afonso C. Erbano, especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento e da Inteligência Empresarial, para sua empresa ser excelente:
1. Sua equipe tem de estar preparada. Não adianta apenas uma pessoa prestar atendimento de qualidade e encantar. Todos devem caminhar no mesmo rumo.
2.Use a criatividade. Lembre-se de que para encantar basta ter atitude.
3. Supere-se e surpreenda seu cliente. Faça por ele o que ninguém fez.
4. Não adianta encantar no momento da venda e depois esquecer. O pós-venda é muito importante.
5. Desenvolva ações que façam com que seu cliente lembre sempre da sua empresa, dos seus produtos e de você.

Extraído do livro:"Ninguém é próspero por acaso"

Nenhum comentário: