sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Avalie seus conceitos

Por Celso Lopes
“Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível” (Filipenses 3.4-6).
Os versículos acima foram escritos por Paulo aos Filipenses. Observe, quão religioso ele era, a ponto de dizer: “[…] quanto à justiça que há na lei, irrepreensível”. Portanto, religiosamente falando, esse homem tinha todos os requisitos para agradar a Deus. Certamente, romper as fortalezas do judaísmo na mente de Saulo, só seria possível mediante um poder demolidor, ou seja, somente se Jesus, de forma espetacular, se revelasse a esse homem, libertando-o daquela arrogante pretensão de alcançar a salvação mediante seus próprios méritos.
Deus sabia que a fortaleza adquirida por Saulo era tremendamente resistente, entretanto, Seu poder e sabedoria são imensuráveis, por isso usou a seguinte estratégia para demolir as fortalezas que impediam esse homem de conhecer a verdade: “Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho (cristãos primitivos), assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor; e, caindo por terra, ouvia uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; […]” (Atos 9.1-5).
Após esse maravilhoso encontro, as fortalezas cognitivas religiosas que impediam a conversão de Saulo, foram totalmente rompidas, a ponto de declarar: “Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo” (Filipenses 3.7).
Observe que os conceitos que julgamos ser verdadeiros quando confrontados com a Verdade, tornam-se totalmente insuficientes e inverídicos.

3 comentários:

Valdimário disse...

Certamente, cada um de nós precisa estar, constantemente, reavaliando seus próprios conceitos à luz das Escrituras e do Espírito.
Minha oração a Deus, praticamente todo dia, é que meu coração não se amolde a uma religiosidade sem vida, sem sensibilidade espiritual.
Muito bom artigo!
Estarei consultando seu blog com regularidade; afinal de contas, o que é bom deve ser aproveitado.
Um abraço, amigo!
Valdimário.

Unknown disse...

Obrigado Pr. Valdimário. Deus o abençoe mais e mais no seu ministério.

Anônimo disse...

Por que nao:)